Terrorismo, uma Palavra Perigosa

Correio Icarabe - Ano 2 - Edição nº 72 de 16 a 22 de outubro de 2006

Por Humam al-Hamzah

A maior ameaça para o mundo hoje é o terrorismo, não o comportamento ao qual a palavra se refere, mas a palavra em si. Com o passar do tempo, ela se tornou mais utilizada a cada dia e hoje todos acham que a conhecem. A palavra, porém, tornou-se tão subjetiva que não se sabe mais sua verdadeira definição. É nessa subjetividade de sentido que mora o perigo. As pessoas passaram a acreditar que a palavra tem sim um sentido e, a partir disso, ela é usada e aplicada para qualquer coisa que odeiam ou não entendem, evitando qualquer pensamento racional sobre a questão.

o conhecida “guerra contra o terrorismo” hoje. A violência de baixa tecnologia usada pelos fracos é tão abominada por todos que não existem limites de violência de alta tecnologia a ser usada pelos fortes contra eles.

Essa definição de terrorismo se tornou uma saída para problemas de diversos países, principalmente aqueles que enfrentam algum tipo de resistência ou combatentes ameaçadores que fazem sentir a liberdade ser cerceada. A definição serve para Israel na Palestina, no Líbano e na Síria, para a Rússia na Chechênia e para todos os países da Ásia Central. A idéia, inventada e articulada primeiramente pelos Estados Unidos, serviu até para seus inimigos mais antigos.

A mídia ocidental caracteriza como terrorismo qualquer ataque feito pelos palestinos a Israel. Porém, os ataques de Israel, sempre usando a força de maneira excessiva e causando danos muito maiores, são classificados como auto-defesa ou contra-terrorismo, para usar novamente a palavra de tanto peso. Se todos conhecessem o verdadeiro significado da palavra “terrorismo”, o que era verdade antes de 11 de setembro de 2001, talvez se questionassem mais sobre o caminho que o mundo está seguindo.

Os Estados Unidos se amparam no “terrorismo” para justificar ataques a qualquer país onde possam ter ganhos (na maioria dos casos, também servindo à causa de Israel) e o presidente George W. Bush ameaça: “ou você está conosco, ou você está com os terroristas”, na realidade, significa algo como “ou você faz de nossos inimigos os seus inimigos, ou você mesmo será nosso inimigo”. Dessa forma, e utilizando inclusive as palavras de Deus na Bíblia, é normal que as pessoas do mundo sintam terror (definido no dicionário como “estado de medo intenso”) constante em relação ao que os Estados Unidos estão fazendo ao mundo.

Infelizmente, através da propaganda enganosa liderada pelos Estados Unidos após aquele 11 de setembro, a palavra “terrorismo” passou a ter muito mais valor do que “Lei Internacional”, “crimes de guerra” e afins que não mais recebem a devida atenção.

Humam al-Hamzah, editor da página “Oriente Médio Vivo” (www.geocities.com/orientemediovivo)


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Considerções Importantes!

O Ethica Mundu não é contra qualquer nação ou povo, ricos ou pobres, maiorias ou minorias. Simplesmente não apoio qualquer tipo de comunicação manipuladora política ou consumerista - nacional e internacional - que encobre a verdade e vende ilusões, que fomenta o ódio e justifica o uso da força bruta, causas que geram tanto sofrimento!