Terra, Nossa Única Casa


Faxina Geral, de Sami Mattar

Não sei mesmo quem deu o seu nome. Seja lá quem for, água deveria ser seu nome. Mas a Terra tem muitos significados que justificam este nome; no livro sagrado chinês, o I Ching, o simbolo o partejar da vida é Kun. É a representação da energia que dá forma à vida, sustenta e alimenta todos os seres.

Gaia, outro nome usado para designar nosso planeta, usado pelos antigos gregos para referir-se à deusa Terra, foi usado por James Lovelock, pesquisador britânico, que na década de 70 apresentou sua hipótese de Gaia.

Segundo ela, a Terra é um sistema vivo, dispondo de mecanismo de auto-regulação, ou seja, homeostase: mecanismo gerado e regulado pelos processos vitais, que propiciam amanutenção das condições ambientais necessárias à Vida.

Desta maneira, nós humanos somos parte integrante de um todo, onde tudo esta interligado.

Poetas, cantores também versam em prosa sobre nossa única casa. Caetano em sua viajem canta seu amor ao insustentável planeta azul. Beto Guedes já disse há muitos anos atrás que estavam maltratando nossa Nave Mãe, por dinheiro.E Guilherme Arantes – rapaz esperto, nomeou a Terra como o planeta água (setenta por cento da terra é coberta por água). Mas se quem te nomeou talvez não soube deste detalhe, intuitivamente sabia sobre a sua alma.

Queria eu também te escrever uma carta de amor...
Porque acordo todos os dias e o sol continua brilhar sobre um céu incrivelmente azul. Por que, depois que compreendi a perfeição de seus ciclos, a sabedoria por de trás de todas as formas de vida, suas conexões, interligações e interdependências,eu me vi assim: apaixonada.

Um dia minha filha me disse que se emocionava com esse amor. Não sei ainda os que não podem enxergar o que vejo claramente mas nós pulsamos com Gaia. Rezo todas as noites para que o profeta Raul Seixas não esteja certo no trecho de sua música que diz: “a Terra como um cachorro eu vejo, se ela não agüenta mais as “pulgas” se livra delas num sacolejo”.

Espero sinceramente o despertar amoroso da raça humana. Afinal até onde sei esta é ainda, nossa única casa.

Anna Frota

Venha exercer sua cidadania planetária.
Cadastre-se em nosso site: www.antenaverde.org.br