Computadores velhos e a inclusão digital

Computadores velhos podem contribuir para a inclusão digital

Centros de recondicionamento recebem doações de máquinas usadas
Redação Portal CONPET
13/04/2007

Com um computador novo em casa, o que você faz com o antigo? Uma opção para quem quer se desfazer da máquina é doá-la para os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que funcionam atualmente em Porto Alegre (RS), Gama (DF) e Guarulhos (SP). Neles, os equipamentos velhos são recuperados por jovens aprendizes das regiões periféricas dessas cidades e, em seguida, encaminhados para projetos de inclusão digital em escolas e bibliotecas públicas e telecentros comunitários.

Segundo um estudo de 2004 da Universidade das Nações Unidas (UNU), a fabricação de um computador com monitor CRT de 17 polegadas consome 240 kg de combustíveis fósseis, quase dez vezes o próprio peso. O valor é considerado muito alto, se comparado a produtos como um automóvel ou um refrigerador, cuja quantidade de combustíveis utilizada na fabricação é aproximadamente igual ao seu peso.

Ao todo, um computador desses consome na sua fabricação cerca de 1.800 kg de produtos: aos 240 kg de combustíveis fósseis somam-se os 22 kg de produtos químicos e os 1.500 kg de água. Quando jogado no lixo, os equipamentos vão parar em lixões ou aterros sanitários e, com o tempo, seus elementos tóxicos se dissolvem no solo, contaminando os lençóis freáticos ou sendo liberados na atmosfera.

Projeto Computadores para Inclusão

A implantação dos CRCs faz parte do Projeto Computadores para Inclusão (Projeto CI), uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. Para viabilizá-lo, o Governo estabelece parcerias com instituições que se responsabilizam pela manutenção e funcionamento da unidade.

O primeiro CRC foi inaugurado em Porto Alegre no mês de abril do ano passado por meio de um convênio do Ministério com o Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar). As unidades de Gama - parceria com a Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (Afago) - e a de Guarulhos - parceria com a Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas - iniciaram suas atividades em dezembro de 2006 e aguardam, agora, as respectivas inaugurações.

O Projeto CI foi inspirado no Programa "Computadores para Escolas", desenvolvido pelo Canadá desde 1993. A Colômbia também segue o exemplo canadense desde 2000 com o "Computadores para Educar".

Inserção de jovens carentes

De acordo com o secretário de SLTI do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, por serem instalados em regiões periféricas das cidades, os CRCs possibilitam a inserção profissional de jovens em situação de risco.

"No CRC-Cesmar, 70 jovens de comunidades carentes trabalham na restauração dos computadores através do Programa Primeiro Emprego. Temos também 12 monitores", diz o coordenador administrativo dessa unidade, Carlson Janes. Ele explica que, a cada três máquinas doadas, é possível montar um computador que funcione. "Estamos com um bom estoque de computadores. Nós recebemos doações da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) da Petrobras, da PUC, da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Planejamento, entre outros", diz. Os CRCs recebem doações de empresas públicas e privadas, órgãos do governo e pessoas físicas.

Além de recuperar a máquina, o CRC-Cesmar tem um projeto com a PUC-RS para dar um destino adequado às placas eletrônicas dos computadores, transformando alguns dos seus componentes em semi-jóias. "Também enviamos o plástico para um galpão de reciclagem próximo ao nosso CRC e separamos os metais para doar para reciclagem", explica, "o mais grave hoje é a dificuldade para dar um destino adequado aos vídeos. Nós os passamos para empresas especializadas que podem dar um descarte correto para eles. Elas nos entregam um certificado que comprova isso".

Seleção

A seleção de quem receberá os computadores recuperados fica por conta da Coordenação Nacional do Projeto CI, composta por representantes dos Ministérios do Planejamento, Educação (MEC) e Trabalho e Emprego (MTE), dos CRCs integrantes da rede e dos parceiros que aportam recursos e/ou serviços.

Os interessados em doar equipamentos devem entrar em contato com a gerência executiva do Projeto CI para informar a quantidade, a configuração e a localização das máquinas que pretende doar. As informações estão disponíveis no site
www.governoeletronico.gov.br/projetoci

Com informações Ministério do Planejamento e BBC

Leia também:

União Européia toma medidas para combater o lixo eletrônico ONU quer acordo global sobre descarte adequado de celular Seu computador também polui

Notícia a ser disponibilizada no Site A3P/MMA (www.mma.gov.br/a3p)

---------------------------------------

Patricia Grazinoli

Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública

Ministério do Meio Ambiente

Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável