Dia mundial do sem carro

DIA 22 DE SETEMBRO....

DIA MUNDIAL DO SEM CARRO...

JÁ OUVIU FALAR?

O dia do Sem Carro surgiu na Europa na década de 70 e chegou no Brasil em 2001. O objetivo é fazer uma manifestação para alertar as pessoas para os problemas causados pelo uso massivo dos automóveis nas grandes cidades e incentivar a prática dos esportes, principalmente a Caminhada.

QUER CONTRIBUIR COM ESTE MOVIMENTO MUNDIAL E PASSAR HORAS AGRADÁVEIS NOS CAMINHOS DA SERRA DA PAULISTA? PARTICIPE DA CAMINHADA DA LUA CHEIA NESTE SÁBADO, 22.

A saída será em frente à empresa Big B, às 19h, onde os participantes farão um breve alongamento antes de percorrem os 4km de percurso na Serra da Paulista. Após a Caminhada, os participantes que desejarem poderão usufruir de um delicioso jantar no Sítio Fortaleza (opcional). O evento é totalmente gratuito. Serão oferecidos aos caminhantes, água e carona para volta até o local de partida.

Informações mais detalhadas sobre a Caminhada da Lua Cheia poderão ser obtidas no site www.saojoaodaboavista.org.br.

A CTUR, Prefeitura Municipal e Agência de Desenvolvimento já estão planejando a agenda do evento para o ano de 2008. Estão sendo aceitas sugestões de novos trajetos, sorteios, apresentações musicais, danças, festivais gastronômicos, exposições, parcerias e demais inovações que possam incrementar ainda mais este passeio, que já acontece desde 2005. As sugestões poderão ser enviadas para o e-mail atendimento@ctur.org.br.

Informações sobre a Caminhada: (19) 3623 5512. Reservas antecipadas para o jantar - contato Sítio Fortaleza: (19) 3633 5389.

Benefícios da Caminhada: Um coração e um pulmão mais sadio, maior resistência física, ajuda no controle do stress, melhora na capacidade de dormir rapidamente, diminuição do risco da obesidade. Esses são apenas alguns benefícios que a caminhada oferece. Em conjunto com uma alimentação balanceada e equilibrada, a caminhada auxilia na regulação do colesterol. Além desses benefícios internos no corpo, a caminhada melhora a auto-estima e aumenta a disposição de enfrentar o cotidiano.

Dicas sobre como caminhar: Horário: Escolha um horário, de preferência no período da manhã até as 10 horas ou final da tarde após as 18 horas, onde o calor não é tão intenso. Roupas e Tênis: Use roupas leves e confortáveis. Evite jeans e tecidos sintéticos ou qualquer outro tecido que prenda seus movimentos. Use um tênis com amortecimento adequado. Local: Procure um local agradável e seguro, onde não haja poluição e automóveis trafegando, evite também locais de terreno seja muito acidentado. Freqüência Semanal: Para iniciar uma atividade física é aconselhável, começar aos poucos, 3 vezes na semana e em dias alternados, após o período de adaptação, passa-se para 4 a 6 vezes na semana. Intensidade do Exercício: Para realizar qualquer atividade física é importante que se conheça a sua freqüência cardíaca, ou seja, os batimentos do coração durante o exercício. O ideal é que os batimentos estejam de 60% a 85%. Um cálculo simples para identificar a freqüência cardíaca é subtrair sua idade de 220. O resultado é a freqüência cardíaca máxima que a pessoa deve chegar na prática de qualquer exercício. Postura da Caminhada: O tronco deve estar ereto, cabeça levantada e o olhar voltado para frente. As passadas devem ser contínuas e ritmada, de maneira confortável. Uma boa intensidade é aquela que ainda permita que o participante converse enquanto caminha. Execução: Antes de iniciar a caminhada é importante que estar hidratado e ter ingerido algum alimento pelo menos 1 hora antes da atividade. Deve-se iniciar com alguns exercícios de alongamento como, pescoço, braços, tronco, pernas e pés. O alongamento inicial é importante, pois ajuda a preparar a musculatura para o início da atividade. Fonte: Informações retiradas do site www.goodlight.com.br, sob orientação da professora de Educação Física Mônica Peralta.

Camila Mattielo
MTB 43.830
Assessoria de Comunicação
www.agenciadedesenvolvimento.com.br